+

Projeto Stevia

O projeto de pesquisa "Estudos Biotecnógicos de Stevia rebaudiana Bert Bertoni" tem como finalidade o desenvolvimento de tecnologias que permitam multiplicação assexuada em larga escala da planta Stevia UEM 320 e extração dos principios edulcorates desta planta selecionada pelo NEPRON-DBQ ao longo dos últimos 3 anos (Projeto . "Aplicações Biotecnológicas de Produtos de Stevia rebaudiana (bert.) Bertoni"), período no qual foram analisadas cerca de 4000 plantas de estévia. A variedade Stevia UEM 320 apresenta 17,5% de edulcorantes totais contra um teor médio de 10% para uma planta típica. Porém, o mais importante, é que nesta planta, o edulcorante majoritário é o rebaudiosídeo A, enquanto que uma típica tem como principal edulcorante o esteviosídeo. Em uma planta comum a razão rebaudiosídeo A/esteviosideo é de 0,5, enquanto que na variedade Stevia UEM 320 esta razão atinge o valor de 2,1. Quando maior a razão rebaudiosideo A/esteviosídeo, melhor a qualidade de dulçor da planta. Este projeto (fase I), objetiva implantar um matrizeiro dessa nova variedade, preparando mudas através de multiplicação assexuada. Em função do elevado teor de rebaudiosídeo presente nesta variedade é possivel preparar edulcorantes a partir de estévia 100% natural. Os edulcorantes de estévia que tem o esteviosídeo como componente principal precisam ser associados com outros edulcorantes sintéticos para que possam ser consumidos, perdendo assim seu carater natural. Metodologias de extração que empregam solventes orgânicos comprometem as caracteristicas naturais dos produtos de Stevia. A fase II do Projeto tem por objetivo a otimização de um processo de extração e refino dos edulcorantes de Stevia (desenvolvido no NEPRON-DBQ), com base nas seguintes operações unitárias: ultrafiltração, diafiltração, troca iônica e secagem em Spray dryer.

 

Visita do comunicador Carlos Massa, o Ratinho

 

Em escala laboratorial, esta nova metodologia, possibilitou-nos obter os princípios adoçantes na mesma proporção encontrada na planta, ao contrário do método de fracionamento por solventes orgânicos.

Enfim, este projeto, tem por objetivos implantar um matrizeiro de planta selecionada e a e otimização de um método de extração e refino sem o emprego de solventes orgânicos.

O patrocínio do Projeto Stevia é feita com o Grupo Cozir & Martinez, associado ao apresentador do SBT, Ratinho, com a colaboração da FADEC (Fundação de Apoio ao desenvolvimento Científico).