LABORATÓRIOS‎ > ‎

Laboratório de Esteatose Experimental

O URL específico do gadget não foi encontrado

O Laboratório de Esteatose Experimental é composto por professores pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação, que atuam em temas relacionados às patologias de grande prevalência na população, como a obesidade decorrente de dieta hipercalórica. Assim, realizamos estudos dos mecanismos moleculares envolvidos na patogênese da esteatose hepática induzida em camundongos e ratos machos e fêmeas, o que também nos permite um estudo comparativo entre gêneros. A obesidade nestes animais pode ser induzida, por exemplo, pela utilização de dieta hiperlipídica. Para a elucidação das bases moleculares envolvidas nestes processos, utilizamos parâmetros metabólicos obtidos por diversas técnicas. Dentre elas citamos a técnica de perfusão, medidas específicas de atividade enzimática em homogenatos celulares, medidas de expressão gênica de enzimas e de fatores nucleares de transcrição, dentre outras. Estes estudos estão sendo realizados em parceria com pesquisadores do Instituto Tytgat do Academic Medical Center da Universidade de Amsterdam da Holanda e com o grupo da Professora Eliane Gasparino do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.

Localização:
Bloco I89, sala 003B