APRESENTAÇÃO‎ > ‎

Nossa Herança

Munif Gebara (in memoriam)

O Professor Munif Gebara se graduou em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Paraná (1965), se especializou em Espectrofotometria Infravermelho e Raman pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1972), seu mestrado em Mestrado e Doutorado foram concluídos na Universidade Federal do Paraná em 1977 e 1989, respectivamente. Sua especialidade, dentro da Bioquímica, foi a enzimologia. Professor do DBQ no período entre 1/2/1972 a 22/1/1996, além da sua efetiva contribuição no ensino de graduação, sempre estimulando a todos na árdua tarefa de “gostar de bioquímica”, o Professor Munif foi sempre respeitado e querido pelos colegas de trabalho pelas suas qualidades pessoais, tendo como marca registrada o seu bom humor. Todos que tiveram o prazer de compartilhar do seu convívio,
certamente nunca irão esquecê-lo.


Carlos Kemmelmeier

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1973), realizou especialização em Curso de Adiestramento Para Graduados pela Fundacion Campomar (1977); mestre em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1976), doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná(1981) e pós-doutorado pela Commonwealth Mycological Institute(1988). Professor Titular do Departamento de Bioquímica, desenvolveu sua carreira no período de 9/8/1976 a 14/9/2010. Teve destacada atuação no ensino da graduação e da pós-graduação. Implantou a linha de pesquisa em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, formando vários mestres e doutores especialistas nesta área. Atuou principalmente nos seguintes temas: taxionomia, fungo produtor de galactose oxidase, estudos químicos e imunológicos.


Ana Maria Kelmer

A Professora Ana Maria Kelmer se graduou em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1971) e se doutorou em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1993). Atuou no Departamento de Bioquímica, contribuindo de forma bastante ativa em todos os setores (didático e administrativo) do ensino da graduação e da pós-graduação no período de 28/2/1980 a 20/9/2007. Com seu espírito altruísta, dinâmico e agregador, contribuiu para a implantação e o desenvolvimento do Laboratório de Metabolismo Hepático e, também, para o fortalecimento do Departamento de Bioquímica.

Angela Ferreira da Cruz

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1975) e mestre do em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), participou do quadro docente do DBQ no período de 9/3/1984 a 1/3/2012. Sua área de atuação foi a Bioquímica da Nutrição.

Armando Luiz de Sá Ravagnani



O técnico Armando Luiz de Sá Ravagnani trabalhou no Departamento de Bioquímica como Agente Universitário, na função de Técnico em Assuntos Universitários no período de 16/05/1977 a
01/04/2013.
O Departamento de Bioquímica reconhece, neste funcionário, o exemplo de dedicação e profissionalismo no desempenho das suas atividades no ensino.
No período em que esteve conosco contribuiu ativamente para o ensino da Bioquímica, preparando, de forma primorosa, as aulas práticas para os diversos cursos de graduação que o DBQ atende.

Flausina Aparecida Cenerini



A Flausina Aparecida Cenerini trabalhou no Departamento de Bioquímica, como auxiliar de laboratório, no período compreendido entre 12/05/1980 e 01/03/2012, quando se aposentou. Estes 32 anos de trabalho foram dedicados ao auxílio do ensino em Bioquímica, bem como aos laboratórios de pesquisa do nosso Departamento.

Sempre realizou o seu trabalho com muita alegria e dedicação, de forma que o DBQ reconhece e agradece os serviços prestados.

Mauro Alvarez (in memoriam)

O primeiro Professor de Bioquímica da UEM foi o Professor Mauro Alvarez, sendo que a disciplina de Bioquímica foi oferecida pela primeira vez, aos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas em abril de 1974. Contribuiu para o ensino da graduação e também da pós-graduação. O Professor Mauro Alvarez era um empreendedor, sendo um dos pioneiros nos estudos sobre a planta Stevia e seus derivados. O Professor Mauro, atuou na UEM entre 18/2/1974 a 20/5/1994.


Fumie Suzuki Kemmelmeier

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1968), mestre em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1978) e doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1993). Foi Professora do Departamento de Bioquímica no período entre 3/3/1977 a 17/08/2007. Colaborou intensivamente com o ensino da graduação e da pós-graduação. Na pesquisa, desenvolveu seus trabalhos junto à equipe dos Laboratórios de Metabolismo Hepático e Oxidações Biológicas. Deixou como legado a técnica da perfusão bivascular de fígado, que possibilita o estudo da compartimentalização metabólica em fígados de rato.

Maria do Amparo Cunha Pacheco

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), com especialização em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), tornou-se mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1982). Atuou no DBQ de 11/4/1983 a 14/12/2011, dedicando-se às pesquisas na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva.

Nair Seiko Yamamoto

Concluiu a sua graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1981), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Pós-doutorado pela Universidade do Texas (Houston-USA). Foi Professora do Departamento de Bioquímica entre 23/02/1987 e 10/07/2013. Fez parte da equipe do Laboratório de Metabolismo Hepático, atuando principalmente nos seguintes temas: fígado, metabolismo, tumor e plantas medicinais.


Sergio Paulo Severo de Souza Diniz

Concluiu sua graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Realizou pós-doutorado, na UNESP e na Costa Rica. Foi Professor Associado do Departamento de Bioquímica da Universidade Estadual de Maringá, tendo iniciado sua carreira em 09/03/1982 e tendo se aposentado em 24/07/2013. Dentro da Bioquímica, seu maior conhecimento é focado na bioquímica fitopatológica, bioquímica da fixação biológica de nitrogênio, caracterização de micotoxinas, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos essenciais, controle biológico, ácido fusárico, fitopatógenos (Pex.Fusarium moniliforme, C. casiicola, Micospharella fijiiensis).O Professor Sérgio Paulo sempre foi um profissional responsável e muito participativo, tendo contribuído muito para o crescimento do DBQ.