APRESENTAÇÃO‎ > ‎

HISTÓRICO

            A disciplina de Bioquímica foi oferecida pela primeira vez na Universidade Estadual de Maringá (UEM) aos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, afeto ao Departamento de Biologia (DBI), em abril de 1974. Com a criação do Departamento de Farmácia-Bioquímica (DFB),  os professores da disciplina de Bioquímica foram transferidos do DBI  para o DFB. Com a implantação dos diferentes cursos das áreas da Saúde, Agrárias e Biológicas,  a área de Bioquímica,  dentro do DFB, teve seu quadro docente expandido em função do oferecimento  de  diversas  disciplinas.      Assim,  em 19 de dezembro de 1988,  baseado na Resolução n.º 046/88-COU,  o Departamento de Bioquímica (DBQ)  foi criado,     pelo desmembrado do antigo DFB.     Com o também desmembramento do antigo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CBS) nos Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), o DBQ ficou ligado ao CCB.

      Nos seus vários anos de atuação, o DBQ tem oferecido disciplinas de Bioquímica teóricas e práticas para os seguintes cursos de graduação no campus sede: Química (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia de Alimentos, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Agronomia, Zootecnia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Tecnologia em Biotecnologia. No campus de Umuarama, o DBQ ainda oferece disciplinas de Bioquímica teóricas e práticas para os cursos de Tecnologia em Alimentos e Engenharia de Alimentos. Ao todo, o DBQ oferece 28 disciplinas teóricas e práticas para estes cursos com um total de aproximadamente 1000 alunos atendidos todos os anos.

Em 1987, alguns docentes do DBQ participaram da criação e implantação de um dos primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Maringá, o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PBC), afeto ao CCB. O DBQ acolheu em seu espaço físico a Secretaria do Curso. Hoje, os docentes do DBQ também ministram aulas e/ou orientam em vários outros programas de pós-graduação da UEM, a saber, Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, Programa de Pós-graduação em Agronomia, Programa de Pós-graduação em Ciência do Alimento, Programa de Pós-graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal, Programa de Pós-graduação em Bioenergia, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Os professores do DBQ oferecem mais de 30 disciplinas nestes programas de pós-graduação. Várias teses de doutorado e dissertações de mestrado são defendidas todos os anos, sob a orientação dos docentes do DBQ, nos diferentes cursos de pós-graduação atendidos.

Em 2011, o DBQ iniciou as atividades de um novo curso de graduação na UEM, o Bacharelado em Bioquímica. Este curso foi o terceiro do Brasil, sendo os outros oferecidos na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de São João del Rei. Este curso é coordenado pelo DBQ e os professores do DBQ oferecem 21 disciplinas obrigatórias específicas teóricas e práticas para os alunos deste curso, nas suas diversas áreas de especialização, como, por exemplo, Bioquímica estrutural, Enzimologia, Bioquímica da sinalização, Biossegurança, Bioquímica metabólica, Tecnologia de enzimas, Bioquímica e tecnologia de microrganismos, Bioquímica da informação gênica, Bioquímica física, Bioquímica computacional, Bioquímica e biologia molecular de plantas e Bioquímica de alimentos. Temos um total aproximado de 90 alunos matriculados neste curso, em seus quatro anos de formação.

        O ensino de graduação e o de pós-graduação, associados à pesquisa constituem o alicerce do Departamento. Em suas diferentes disciplinas, com várias turmas, os docentes do DBQ ministram mais de 4.000 horas/aula por ano no ensino de graduação e mais de 1000 horas/aula por ano no ensino de pós-graduação.

O DBQ está situado no campus sede no Bloco I-89, sendo este espaço distribuído em Laboratórios de Ensino e de Pesquisa e secretarias do DBQ e do PBC. Ainda no campus sede o DBQ possui um laboratório de ensino de Bioquímica experimental, um laboratório de ensino de Bioinformática e uma sala de aula no Bloco G80. O DBQ também ocupa um espaço com um laboratório de pesquisa no bloco P02, no campus sede, e outro laboratório de pesquisa no campus de Umuarama.