Disciplinas

Ementas e Objetivos das Disciplinas

Obrigatórias


Bioestatística

Ementa: Conceitos e métodos estatísticos na análise de dados.
Objetivos: Proporcionar ao aluno os conhecimentos de estatística aplicados a dados experimentais.

Bioética em Ciência

Ementa: bases éticas da pesquisa científica.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento das diretrizes e normas para o trabalho com seres humanos e animais e dos princípios da integridade e honestidade científica.

Biologia Celular

Ementa: Bases estruturais, moleculares e fisiológicas das células procarióticas e eucarióticas.
Objetivos Estudar a composição molecular, estrutural e funcional das células procarióticas e eucarióticas para compreensão destas como uma unidade autônoma e geradora das respostas biológicas do organismo.

Bioquímica Computacional

Ementa: Ferramentas computacionais para a aquisição, análise e manipulação de dados bioquímicos.
Objetivos: Conhecer e trabalhar com os principais programas computacionais disponíveis para a análise de dados bioquímicos e para a modelagem molecular e simulação cinética.

Bioquímica de Alimentos

Ementa: Propriedades e transformações bioquímicas dos carboidratos, proteínas e lipídios nos alimentos.
Objetivos: Compreender as reações bioquímicas que ocorrem em alimentos de origem animal e vegetal durante o seu processamento.

Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas

Ementa: Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e produtos secundários, mecanismos de transdução de energia e princípios básicos da tecnologia gênica em plantas.
Objetivos: Transmitir ao aluno conhecimentos sobre os mecanismos de funcionamento em nível molecular da célula vegetal, incluindo o modo como estes mecanismos podem ser manipulados.

Bioquímica Estrutural

Ementa: Estrutura, funções, propriedades físico-químicas, reações características e métodos de análise das biomoléculas.
Objetivos: Fornecer ao aluno o conhecimento das funções, propriedades físico-químicas, reações características e métodos de análise de proteínas, nucleotídeos e ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e suas estruturas conjugadas.

Bioquímica Física

Ementa: Aplicação de princípios da termodinâmica, cinética e química quântica a sistemas bioquímicos.
Objetivos: Conhecer as propriedades termodinâmicas dos sistemas biológicos e os mecanismos de obtenção e uso da energia pelos seres vivos. Conhecer os princípios da química da radiação, da radiobiologia e da fotoquímica. Entender os aspectos teóricos e práticos dos métodos utilizados no estudo de moléculas biológicas.

Bioquímica Metabólica

Ementa: Metabolismo de carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e nucleotídeos. Regulação e integração metabólica.
Objetivos: Compreender as bases físico-químicas das vias metabólicas celulares e seus significados funcionais. 

Bioquímica da Informação Gênica

Ementa: Genes e cromossomos. Metabolismo de DNA. Metabolismo do RNA. Metabolismo de Proteínas. Regulação da expressão gênica. Técnicas de biologia molecular.
Objetivos: Identificar os elementos estruturais dos genes e dos cromossomos. Compreender os processos envolvidos no metabolismo do DNA, do RNA e de proteínas. Identificar os principais processos de regulação da expressão gênica em eucariotos e procariotos. Conhecer as principais técnicas de biologia molecular.

Bioquímica da Sinalização

Ementa: Mecanismos moleculares de sinalização celular e o seu controle em diferentes sistemas biológicos.
Objetivos: Identificar os principais mecanismos pelos quais sinais extracelulares são detectados pelas células e convertidos em modificações intracelulares que desencadeiam uma variedade de respostas biológicas. 

Bioquímica e Tecnologia de Microrganismos

Ementa: Metabolismo primário e secundário e manipulação gênica de microrganismos a serviço do homem: obtenção de produtos e energia a partir das transformações microbianas.
Objetivos: Fornecer conhecimento sobre as diferentes vias metabólicas dos microrganismos, como transformam seus substratos em produtos úteis e como suas características hereditárias podem ser manipuladas. 

Biossegurança

Ementa: Legislação em biossegurança. Biossegurança em laboratórios. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Manuseio, controle e descarte de produtos químicos, físicos, biológicos e organismos geneticamente modificados. Biossegurança em biotecnologia industrial.
Objetivos: Fornecer ao aluno conhecimento da legislação sobre biossegurança, prevenção, análise de risco e procedimentos adequados na manipulação de produtos químicos e biológicos em laboratórios de ensino, pesquisa e na indústria biotecnológica. 

Cálculo Diferencial e Integral

Ementa: Limites, continuidade e diferenciabilidade das funções reais de uma variável. Integral definida e noções de equações diferenciais ordinárias. Funções reais de várias variáveis. Diferenciação e integração das funções de várias variáveis. Aplicações.
Objetivos: 1. Familiarizar o aluno com o pensamento matemático, indispensável no estudo das ciências; 2. Possibilitar ao aluno o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo; 3. Possibilitar ao aluno a aplicação do cálculo em outras ciências.

Enzimologia

Ementa: Propriedades, nomenclatura e classificação das enzimas. Termodinâmica e cinética enzimática. Inibição enzimática. Mecanismos de reação enzimática. Enzimas reguladoras.
Objetivos: Fornecer os conhecimentos sobre a estrutura, propriedade e funções das enzimas como catalisadores biológicos.

Estágio Curricular Supervisionado

Ementa: Estágio supervisionado a ser cumprido por alunos em uma das áreas de atuação do profissional bioquímico.
Objetivos: Adaptar o aluno à prática bioquímica, possibilitando o exercício das habilidades adquiridas no decorrer do curso, bem como o aprendizado de metodologias específicas.

Físico-Química I Ementa: Propriedades dos gases, líquidos e sólidos. Termodinâmica e equilíbrio químico.
Objetivos: Capacitar o aluno para a compreensão dos fundamentos da estrutura, propriedades e processos básicos em química.

Físico-Química II Ementa: Soluções. Equilíbrio de fases e aplicações. Eletroquímica e aplicações.
Objetivos: Capacitar o aluno para a compreensão dos fundamentos da estrutura, propriedades e processos básicos em química.

Físico-Química III Ementa: Físico-Química de superfícies e colóides. Cinética química.
Objetivos: Capacitar o aluno para a compreensão dos fundamentos da estrutura, propriedades e processos básicos em química.

Física I Ementa: Leis de Newton. Leis de Conservação. Cinemática e dinâmica da rotação. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática e dinâmica dos fluídos. Termologia. Sistemas termodinâmicos. Leis da termodinâmica e equação de estado de um gás.
Objetivos: Oferecer formação básica em mecânica clássica, dinâmica dos fluídos e da termodinâmica propiciando ao aluno contatos com tópicos fundamentais da mecânica Newtoniana.

Física Geral III Ementa: Eletrostática. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Fenômenos eletromagnéticos dependentes do tempo.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em eletromagnetismo.

Física Geral IV Ementa: Oscilações e ondas eletromagnéticas. Natureza e propagação da luz. Óptica geométrica e física. Noções de física moderna.
Objetivos: Oferecer uma formação básica em ótica, oscilações e ondas eletromagnéticas. Introdução ao estudo da física moderna.

Fundamentos de Engenharia Bioquímica Ementa: Introdução aos fundamentos de engenharia bioquímica destacando a aplicação nos processos bioquímicos industriais.
Objetivos: Fornecer ao aluno o conhecimento das principais ferramentas, equipamentos e modos de operação utilizados na condução de processos bioquímicos industriais.

Genética Ementa: Estrutura, função, alteração, transmissão e regulação do material genético.
Objetivos: Compreender a natureza, estrutura e funcionamento do material genético e os mecanismos da hereditariedade e de seu caráter universal.

Geometria Analítica Ementa: Álgebra vetorial, retas, planos, cônicas e quádricas.
Objetivos: 1. Familiarizar o acadêmico com o pensamento matemático, indispensável ao estudo das Ciências. 2. Proporcionar o domínio das técnicas da Geometria Analítica e, simultaneamente, desenvolver o senso geométrico e espacial. 3. Auxiliar o estudo do cálculo. 4. Familiarizar o aluno com a representação de objetos no espaço.

História e Epistemologia das Ciências Ementa: Estudo dos marcos históricos e epistemológicos fundamentais das ciências naturais com ênfase na Bioquímica.
Objetivos: Proporcionar ao aluno o entendimento sobre as bases históricas, metodológicas e epistemológicas na produção de conhecimento científico. Apreender os marcos da ciência moderna e contemporânea.
Introdução à Bioquímica 
Ementa: Fundamentos celulares, químicos, físicos, quantitativos, genéticos e evolutivos da Bioquímica.
Objetivos: Introduzir o aluno (1) nas bases físico-químicas das biomoléculas que constituem os organismos vivos, (2) as formas como as biomoléculas interagem para manutenção e perpetuação da vida e (3) nas principais características decorrentes da natureza experimental das ciências bioquímicas.
Imunologia 
Ementa: Estudo do sistema imunitário humano envolvendo as interações celulares e humorais no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Técnicas básicas de imunologia.
Objetivos: Apresentar os fundamentos básicos de imunologia que permitam ao aluno compreender os mecanismos de defesa do hospedeiro frente às substâncias estranhas. Compreender as interações celulares e humorais envolvidas no mecanismo de defesa e regulação da resposta imune. Compreender o envolvimento do sistema imune em situações patológicas. Capacitar o aluno para executar e interpretar as técnicas básicas empregadas na imunologia.
Laboratório de Biomoléculas 
Ementa: Técnicas de laboratório utilizadas para a separação, identificação e caracterização de biomoléculas. Espectrofotometria, fluorometria, cromatografia, filtração, centrifugação e eletroforese.
Objetivos: Estudar os conceitos, os fundamentos e as aplicações de técnicas e ferramentas analíticas específicas utilizadas no estudo de proteínas, carboidratos e lipídios.
Laboratório de Enzimologia 
Ementa: Técnicas de laboratório utilizadas para o estudo de enzimas.
Objetivos: Familiarizar o aluno com os conceitos, os fundamentos e as aplicações de técnicas e ferramentas analíticas específicas utilizadas no estudo de enzimas.
Laboratório de Metabolismo 
Ementa: Métodos de estudo do metabolismo celular.
Objetivos: Familiarizar o aluno com os conceitos, os fundamentos e as aplicações de técnicas e ferramentas analíticas específicas utilizadas no estudo do metabolismo celular.
Laboratório de Biologia Molecular 
Ementa: Técnicas de biologia molecular e suas aplicações na pesquisa e solução de problemas.
Objetivos: Familiarizar o aluno com os conceitos, os fundamentos e as aplicações de técnicas e ferramentas analíticas específicas utilizadas em biologia molecular.
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Bioquímica 
Ementa: Documentação e organização de estudos. Análise, fichamentos, resenhas e produção de textos.
Objetivos: Proporcionar ao aluno competência para: 1. Ler e analisar diferentes tipos de textos - jornalísticos, literários e científicos – com ênfase na área de Bioquímica. 2. Tratar da coerência e coesão dos textos: os princípios da comunicação. 3. Estudar as técnicas e as normas da ABNT para apresentação de textos científicos. 4. Elaborar agenda para a pesquisa (pré-planejamento de trabalhos científicos).
Microbiologia 
Ementa: Caracterização geral dos principais grupos de bactérias, fungos e vírus. Treinamento em técnicas básicas em microbiologia e métodos de estudo dos micro-organismos.
Objetivos: Espera-se que o aluno seja capaz de compreender as características dos principais grupos de bactérias, fungos e vírus de importância para o homem e o meio ambiente. Espera-se também que o aluno seja capaz de aprender, através de treinamento, as técnicas básicas empregadas no estudo dos microrganismos.
Perspectivas em Bioquímica
Ementa: A importância da bioquímica e do profissional bioquímico na sociedade. As áreas de atuação do bioquímico.
Objetivos: Aprofundar a percepção sobre a importância da bioquímica para a sociedade e identificar o papel do bioquímico nos vários contextos profissionais.
Química Analítica 
Ementa: Equilíbrio químico e suas aplicações: solubilidade, pH e concentração, complexos e óxido-redução. Análise de cátions e ânions pelo método semi-micro. Introdução à química analítica quantitativa. Princípios gerais de separação. Gravimetria; volumetria de neutralização; precipitação, complexação e óxido-redução.
Objetivos: Transmitir ao aluno os conhecimentos básicos teóricos e experimentais relativos aos métodos utilizados na Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.
Química Geral e Inorgânica 
Ementa: Estequiometria. Estrutura eletrônica dos átomos. Tabela Periódica. Ligação química. Fundamentos de Cinética Química. Equilíbrio químico. Estudo dos elementos representativos, não metais e metais de transição. Química dos Compostos de Coordenação. Tratamento científico de dados. Instrumentos de laboratório. Calibrações. Propriedades físicas das espécies químicas. Métodos físico-químicos de separação. Soluções. Cinética química. Equilíbrio químico. Estudos dos elementos representativos. Preparação e caracterização de compostos inorgânicos.
Objetivos: Familiarizar o estudante com os princípios teórico-práticos fundamentais da química, conduzindo-o ao estudo das funções inorgânicas e dos elementos químicos.
Química Orgânica I 
Ementa: Estrutura e propriedades dos compostos orgânicos. Estereoquímica. Reações de alcanos, alcenos, alcinos, benzeno e derivados, haletos de alquila, alcoóis, éteres e epóxidos.
Objetivos: Proporcionar conhecimentos sobre conceitos teóricos fundamentais da química orgânica, por meio do estudo da estrutura, síntese e reatividade das principais funções orgânicas, caracterizando as concepções de ciência e educação utilizadas no processo de ensino aprendizagem.
Química Orgânica II 
Ementa: Reações de aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados, compostos orgânicos nitrogenados, fenóis e haletos de argila.
Objetivos: Proporcionar conhecimentos sobre conceitos teóricos fundamentais da química orgânica, por meio do estudo da estrutura, síntese e reatividade das principais funções orgânicas, caracterizando as concepções de ciência e educação utilizadas no processo de ensino.
Química Orgânica Experimental 
Ementa: Segurança no laboratório e no manuseio de produtos e resíduos orgânicos. Experimentos englobando separação, extração, purificação e determinação de propriedades físicas e químicas de substâncias orgânicas; preparação e caracterização de hidrocarbonetos, haloalcanos, alcoóis e epóxidos.
Objetivos: Proporcionar situações de procedimentos experimentais de preparação, separação, caracterização de compostos orgânicos, manuseio e descarte de resíduos; destacando aspectos de metodologia científica utilizada no processo de ensino.
Tecnologia de Enzimas 
Ementa: Princípios de produção e aplicações tecnológicas de enzimas.
Objetivos: Fortalecer o conhecimento das tecnologias enzimáticas no setor produtivo, apresentando os princípios de produção e aplicações industriais de enzimas.
Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Desenvolvimento estruturado da pesquisa científica em bioquímica.
Objetivos: Possibilitar ao aluno as habilidades necessárias ao desenvolvimento de seu projeto de trabalho de conclusão de curso, com ênfase no domínio da sua fundamentação teórica, relevância, objetivos, justificativa, formatação, metodologia e análise crítica dos resultados.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Análise Funcional de Genes em Plantas: do Genótipo ao Fenótipo
Ementa: Estudo do genoma abordando análises das estruturas do DNA genômico em plantas, as técnicas utilizadas na extração e manuseio de DNA, e os métodos computacionais de análise de genomas. Análise da estrutura do RNA, o processo de transcrição gênica e controle do processo de transcrição, seguida da análise das técnicas utilizadas para manuseio e quantificação de RNA por meio de técnicas usuais e de microarray. Análise do processo de síntese, endereçamento e degradação proteica  seguida da análise dos métodos de expressão e detecção de proteínas, além dos métodos de análise de interação intermolecular de proteínas. Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos conhecimentos a nível molecular de processos celulares como replicação, transcrição e tradução do DNA, estudo da regulação da expressão gênica nuclear, assim como apresentar as bases tecnológicas da genômica, enfatizando seus avanços mais recentes e suas aplicações na pesquisa agronômica.
Análise Instrumental 
Ementa: Introdução aos métodos eletroquímicos. Potenciometria; Condutometria; Voltametria; Espectrofotometria UV-VIS; Espectrometrias de absorção e emissão atômicas; Espectrometria de fluorescência atômica de raios-X.
Objetivos: Este componente curricular tem como objetivo complementar os conhecimentos adquiridos em Química Analítica Qualitativa e Quantitativa pela abordagem de métodos e técnicas instrumentais modernas de análise química, destacando-se as potencialidades e as principais aplicações ao cotidiano, envolvendo laboratórios de análise de rotina e/ou pesquisa.
Análise de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e Biossegurança 
Ementa: Conceito de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou transgênico. Análise de detecção e quantificação de transgênicos: extração e purificação de DNA, métodos imunoenzimático (ELISA), método molecular de análise por ácidos nucléicos (PCR). Lei de Biossegurança, Decreto de Rotulagem, Protocolo de Cartagena, Legislação Internacional. Análise de risco na introdução de OGMs no ambiente e na dieta humana e animal.
Objetivos: A disciplina visa fornecer aos alunos conceitos sobre culturas e alimentos transgênicos, sua forma de obtenção e manipulação, bem como conhecimentos básicos sobre procedimentos de biossegurança relativos à manipulação de organismos para fins agrícolas, com ênfase na utilização de procedimentos que minimizem riscos biológicos ao homem e animais, assim como ao ambiente. Para tanto, serão apresentados os métodos de extração e purificação de DNA de matérias primas, derivados e principais produtos processados, assim como o estado da arte das técnicas para detecção e quantificação dos eventos transgênicos presentes no mercado ou liberados para cultivo e comercialização. A legislação brasileira e a internacional relativa à biossegurança bem como as normas técnicas referentes ao processo regulatório de introdução e acompanhamento de organismos geneticamente modificados (OGMs) serão analisadas e discutidas, com enfoque em questões éticas e à luz do conhecimento científico atual.
Biologia do Desenvolvimento 
Ementa: Aspectos básicos da biologia do desenvolvimento.
Objetivos: Fornecer ao aluno o conhecimento sobre os processos comuns do desen-volvimento em diversos sistemas-modelo biológicos.
Biologia Sanitária 
Ementa: Qualidade da água, ar e solo, eutrofização, poluição e contaminação: principais causas e consequências.
Objetivos: Proporcionar a compreensão dos principais processos envolvidos com alterações ambientais, provocadas pela poluição ou contaminação, que afetam mais diretamente a integridade dos ecossistemas e do próprio homem; proporcionar condições para que o aluno, através de uma análise crítica, proponha soluções para os problemas que afetam com maior frequência o meio ambiente. 
Bioquímica da Nutrição e do Exercício
Ementa: Estudo da bioquímica de macro e micronutrientes e o seu papel na manutenção da homeostasia.
Objetivos: Trabalhar sob a ótica da bioquímica as necessidades nutricionais e energéticas humanas nos diversos ciclos da vida sob diferentes condições específicas geradas pela atividade física de intensidade variada, com vistas à melhoria da qualidade de vida.
Bioquímica Microbiológica Ambiental 
Ementa: Aspectos metabólicos da biotransformação e degradação por microrganismos de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos.
Objetivos: Introduzir os alunos na diversidade metabólica dos microrganismos e sua importância no manejo ambiental, incluindo a obtenção de produtos de interesse, agregação de valor a resíduos e controle da poluição ambiental. Abordar conceitos e princípios de bio-remediação e bio-degradação.
Biorremediação de Solos 
Ementa: Tratamento de solos contaminados com microrganismos e plantas. Biodegradação. Mineralização.
Objetivos: Habilitar os alunos nas técnicas para despoluir os solos agrícolas.
Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento de Plantas 
Ementa: Técnicas de biotecnologia que ampliam ou criam variabilidade genética em plantas. Aplicação de marcadores moleculares no melhoramento de plantas.
Objetivos: Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender os processos que levam a diferenciação celular que permitem a formação de órgãos e a regeneração das plantas. Contribuir para despertar e aumentar entre os alunos o interesse pela biotecnologia vegetal.
Compostos Alelopáticos 
Ementa: O papel de compostos alelopáticos no estresse de plantas.
Objetivos: Oferecer ao aluno uma idéia geral sobre compostos secundários com funções alelopáticas. Executar ensaios químico-biológicos para detecção e função de compostos alelopáticos.
Ecologia Energética 
Ementa: Dinâmica do fluxo de energia em sistemas biológicos: bioenergética; componentes e balanço energético; interferências bióticas e abióticas. Isótopos estáveis; carbono, nitrogênio e enxofre; modelagem do fluxo de energia.
Objetivos: Mediar a elaboração da estrutura e funcionamento das cadeias alimentares através do fluxo de energia entre e dentro dos compartimentos biológicos.
Estatística Não-Paramétrica 
Ementa: Métodos não paramétricos na tomada de decisão.
Objetivos: Fornecer aos acadêmicos conceitos básicos da inferência não-paramétrica.
Fisiologia Vegetal 
Ementa: Aspectos fisiológicos associados ao crescimento e desenvolvimento do vegetal com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivos: Caracterizar os principais mecanismos fisiológicos do vegetal, relacionando-os aos seus processos de crescimento e desenvolvimento.
Bioquímica da Fixação Biológica de Nitrogênio 
Ementa: Estudo sobre organismos fixadores de nitrogênio e o mecanismo bioquímico da fixação biológica do nitrogênio.
Objetivos: Dar uma visão do processo de fixação de nitrogênio realizado por organismos diazotróficos. Discutir a atividade da enzima nitrogenase no mecanismo de fixação biológica do nitrogênio e os mecanismos envolvidos na proteção desta atividade contra os efeitos deletérios do oxigênio.
Formulação de Rações
Ementa: Estudo do balanceamento de rações e elaboração de misturas minerais e vitamínicas para animais domésticos (Res. 019/2008-CI-CCA).
Objetivos: Capacitar o aluno para formular rações de mínimo custo para animais e conhecer e utilizar programas computacionais para diferentes espécimes. (Res. 019/2008-CI/CCA).
Fundamentos de Toxicologia 
Ementa: Estudo dos mecanismos de ação e efeitos decorrentes da interação dos toxicantes com os sistemas biológicos.
Objetivos: Proporcionar aos alunos discussões sobre a absorção, distribuição, eliminação e ação dos xenobióticos e as suas repercussões nos sistemas biológicos, decorrente da exposição aos toxicantes.
Genômica, Proteômica e Metabolômica
Ementa: Estrutura e expressão do genoma. Perfil das proteínas e dos metabólitos presentes nas células como produtos finais da expressão gênica.
Objetivos: Fornecer aos alunos uma perspectiva da grande importância atual das técnicas aplicadas em genômica, transcritpômica, proteômica e metabolômica, bem como exemplos concretos da sua aplicação ao nível das plantas, dos animais e dos microrganismos.
Gerenciamento de Resíduos em Indústrias Sucroalcooleiras
Ementa: O homem e o meio ambiente. Evolução da questão ambiental. Degradação e contaminação ambiental. Caracterização e identificação dos resíduos do setor sucroalcooleiro. Mecanismos de prevenção e controle na fonte (redução, reciclagem, reuso, alteração no processo de gerenciamento). Técnicas de controle de resíduos. Legislação: leis, decretos e regulamentos; normalização e licenciamento.
Objetivos: Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os principais subprodutos da indústria sucroalcooleira e sua utilização na agricultura.
Introdução a LIBRAS
Ementa: Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar no ensino de Bioquímica.
Objetivos: Instrumentalizar os graduados para o estabelecimento de uma comunicação funcional com pessoas surdas. Favorecer a inclusão da pessoa surda no contexto escolar. Expandir o uso de LIBRAS legitimando-a como a segunda língua oficial do Brasil.
Introdução à Química de Produtos Naturais 
Ementa: Importância, principais classes e técnicas de isolamento e de identificação de produtos naturais.
Objetivos: Proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais sobre a química dos produtos naturais.
Métodos de Separação, Concentração e Purificação por Membranas 
Ementa: Estudo de métodos de separação, concentração e purificação por membranas de produtos obtidos por meio de processos bioquímicos e biotecnológicos.
Objetivos: Conhecer os princípios de separação, concentração e purificação por membranas,
aplicações típicas, vantagens e limitações e operar módulos em escala laboratorial e piloto para recuperação, concentração e purificação de produtos obtidos por meio de processos bioquímicos e biotecnológicos.
Métodos Espectroscópicos Aplicados à Química Orgânica-B 
Ementa: Teoria e aplicação das técnicas de espectrometria no ultravioleta, no infravermelho, de massas e de ressonância magnética nuclear na análise estrutural de compostos orgânicos.
Objetivos: Capacitar os alunos na utilização das técnicas espectrométricas para a identificação e caracterização estrutural de compostos orgânicos.
Modelos de Regressão 
Ementa: Obtenção e avaliação de modelos que descrevam uma variável aleatória em função de uma ou mais variáveis fixadas.
Objetivos: Apresentar as técnicas de análise de regressão e aplicações.
Morfologia e Anatomia Vegetal 
Ementa: Morfologia externa e anatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares com desenvolvimento didático-pedagógico dos conteúdos abordados.
Objetivos: Reconhecer e caracterizar as diversas estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas vasculares e seus diferentes níveis de organização interna.
Nutrição Animal 
Ementa: Estudo das exigências nutricionais e particularidades do metabolismo dos nutrientes para ruminantes e não-ruminantes. (Res. 019/08-CI/CCA).
Objetivos: Conhecer os métodos de determinação e os fatores que afetam as exigências nutricionais e as particularidades do metabolismo dos nutrientes e seus reflexos na manutenção e produção de ruminantes e não-ruminantes. (Res. 019/08-CI/CCA).
Plantas Medicinais com Atividades Alelopáticas, Antimicrobiana e Inseticida
Ementa: Biodiversidade e princípios bioativos em plantas medicinais, aromáticas e extratos vegetais diversos. Coleta, preparação e armazenamento de amostras. Obtenção de extratos e óleos essenciais: metodologias de extração em pequena e larga escala. Caracterização química, fracionamento e purificação de componentes específicos em extratos complexos. Ensaios de seleção e triagem de atividade alelopática, antimicrobiana e inseticida: determinação da concentração mínima inibitória, determinação do modo de ação.
Objetivos: Fornecer subsídios teórico-práticos visando à obtenção de produtos naturais com atividade alelopática, antimicrobiana e inseticida, fortalecendo a preservação de espécies e do meio ambiente. Estudo prospectivo de princípios ativos de origem vegetal e utilização destes produtos como matéria prima para a fabricação de defensivos naturais.
Processos de Separação por Membranas Aplicados à Agroindústria
Ementa: Estudo de métodos de separação comumente empregados nos processos de extração e refino de extratos de origem vegetal, animal e microbiológica.
Objetivos: Conhecer as várias técnicas empregadas na separação e purificação de produtos obtidos a partir de biomassa, possibilitando aos alunos elaborar esquemas de clarificação, separação, purificação e polimento, baseados em processos de separação por membranas, métodos cromatográficos, processos de separação sólido-líquido e extração por solventes.
Tecnologia de Óleos e Gorduras 
Ementa: Reações das gorduras e ácidos graxos. Extração. Refinação, Hidrogenação. Interestificação. Fracionamento. Processamento de margarinas. Aproveitamento de resíduos. Equipamentos e especificações. Rendimento e qualidade.
Objetivos: Fornecer conhecimento avançado teórico-prático sobre os processos de extração e transformação de óleos e gorduras na indústria de alimentos.
Tecnologia de Produção do Álcool e do Açúcar 
Ementa: A cana-de-açúcar como matéria prima para a indústria sucroalcooleira. Importância da agroindústria sucroalcooleira no Brasil e no mundo. Aspectos tecnológicos da cana-de-açúcar e os processos industriais de produção de açúcar e álcool. Fluxograma industrial para produção de açúcar e álcool. Noções de controle dos processos industriais. Qualidade da matéria prima.
Objetivos: Proporcionar aos alunos conhecimentos de natureza básica e aplicada sobre as técnicas de produção de álcool e açúcar a partir da cana-de-açúcar.
Tecnologia de Produtos Fermentados 
Ementa: Tecnologia dos produtos alimentícios obtidos por meio de fermentações.
Objetivos: Fornecer conhecimento avançado teórico-prático sobre os processos na indústria de alimentos que envolvam fermentações.